A Rede Empresarial COMPortugal e os Microformatos

Numa época em que a informação aumenta exponencialmente, os motores de busca(google, yahoo, bing…) sentiram a necessidade de catalogar e organizar os milhões de páginas que todos os meses são colocados online à disposição dos internautas. Assim surgem os Microformatos.

Os Microformatos permitem-nos organizar e catalogar os conteúdos de um site, facilitando o trabalho de recolha de dados dos motores de busca, mas também aumentando a sua precisão e eficácia.

Vamos ver um exemplo:

Utilizando a ferramenta de teste de dados estruturados do google, vamos testar um dos sites da Rede Empresarial COMPortugal:

Para este teste copiamos o url (morada do site/nomedoproduto), Colamos o url na barra de pesquisa e clicamos em pré-visualizar:

 

item_print_search

Depois de efetuar a pesquisa vamos conferir se a ferramenta tem a informação do nosso produto catalogada corretamente.

Como a imagem abaixo demonstra, a ferramenta diz que encontrou um item, da tipologia Produto e que tem 2 propriedades (titulo e descrição)
Garantimos portanto que os motores de busca vão efetivamente catalogar a informação do produto Cruzeiro MS Douro Queen de forma organizada, o que certamente irá aumentar a taxa de relevância deste produto na hora de devolver resultados para a pesquisa “cruzeiro de 8 dias Douro” ou numa pesquisa semelhante.

item_printVamos agora testar uma página com vários produtos e nada melhor do que a página de produtos e serviços da Rede Empresarial COMPortugal.

Usando o mesmo site como exemplo vamos agora testar um url (morada do site) da página onde são listados todos os produtos disponíveis neste site.

prod_print

prod_all_print Como podemos verificar pela imagem acima a ferramenta de teste encontrou varios items da tipologia Produto com as propriedades link para a página do produto (que testámos anteriormente) e ainda o nome do produto. Através desta ferramenta de testes podemos ir implementando e testando novas formas de catalogar e indexar informação. Os Microformatos são uma tecnologia em crescimento e constante inovação, devemos regularmente conferir se a técnica que usamos está atualizada e se existem novos métodos mais precisos para a informação que queremos indexar.

Neste post utilizámos apenas uma das imensas técnicas existentes em (schema.org).

É possivel catalogar receitas, eventos, produtos, filmes, livros e regularmente são adicionados novos esquemas de modo a que a web possa ser mais organizada e claro mais acessível.

A Rede Empresarial COMPortugal é uma rede de empresas e profissionais na internet.
Quer saber mais sobre a Rede Empresarial COMPortugal? clique aqui

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.