SEO para Empresários #1

SEO para empresários | COMPortugal.com

O que é o SEO afinal?

O SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de Busca é um conjunto de técnicas que permitem melhorar e beneficiar o posicionamento de um site nas páginas de pesquisa de um ou vários motores de busca (ex: google, yahoo, bing…). Ao resultado do conjunto de pesquisas efectuadas nos motores de busca, dá-se o nome de Pesquisas Orgânicas.

Tenho keywords no meu site, mas não apareço nas pesquisas.

É certo que os sites devem ter keywords, mas com o progresso da tecnologia, a inteligência artificial dos crawlers (mecanismos de busca e indexação dos motores de busca) aumentou muito e hoje em dia as famosas keywords são praticamente ignoradas pelos crawlers.

O que devo optimizar então?

Existem vários técnicas que têm provado ser eficazes, vamos enumerar as que consideramos mais importantes:

#1 – Investigue as palavras ou expressões pelas quais quer ser encontrado.

É fundamental pensar como os seus potenciais visitantes, pensar o que escrevem para procurar aquilo que você ou a sua empresa pretendem anunciar / vender no seu site. Este é o primeiro passo na optimização SEO do seu site.

#2 – Conteúdo relevante

Seja informativo e apelativo. Quanto mais informação mais confiança, mais confiança mais leads, mais leads mais vendas. Descreva minuciosamente os seus serviços e produtos, convide o utilizador a pedir mais informações, coloque testemunhos de clientes satisfeitos. O conteúdo é sempre o mais importante, afinal de contas vivemos na era da informação, certo?

#3 – Optimize os títulos das suas páginas

Cada página do seu site deverá ter um título único e um url que possa ser lido facilmente por humanos.

Os títulos das páginas devem ser únicos de modo a que os motores de busca indexem todas as páginas do seu site, se as suas páginas tiverem todas o mesmo título os crawlers podem marcar algumas das suas páginas com conteúdo duplicado, o que resulta num ranking mais baixo para o seu site.

Exemplo prático:

Exemplo 1: oseusite.pt/index.php?=category=3 – url não optimizado
Título: SEO para Empresários

Exemplo 2: omeusite.pt/seo-para-empresarios – url optimizado
Título: SEO para Empresários = url

Resumindo, o url (morada da página do site) e o título devem ter o máximo de semelhança possível. O conteúdo da página deverá ser interessante, único e descritivo. Sempre que possível essa página deverá ter um formulário ou botão de acção para que o visitante possa encomendar ou pedir mais informações sobre os seus produtos ou serviços.

Obrigado pela leitura e até ao próximo artigo de SEO para Empresários.

A COMPortugal produz sites optimizados para empresas e profissionais.

Peça já uma demonstração gratuita

 

Comments are closed.